Meu mais novo amor: Hippopotamus (“William”) Middle Kingdom, circa 1961-1878 AC
1) Do alto de seus 4000 anos, o hipopótamo “William” está entre os mascotes mais amados da cidade de Nova York. Há 107 anos na coleção do Metropolian, um tempo atrás o bichano passou por raio-x, banho de luz UV, “exame abdominal” e recebeu homenagens comemorando o centenário de sua chegada ao museu.
Apesar de sua fama, sabe-se muito pouco sobre o quadrúpede azulzinho feito de faiança — um tipo de cerâmica.
O hipopótamo era admirado e temido pelos egípcios. Por trás da aparência fofa, o animal representava um dos maiores perigos para os pescadores do rio Nilo na época.
Poderiam ser encontrados também na “estrada para a vida após a morte”, para a qual os egípcios costumavam se preparar muito. A ideia era que esse amuleto fosse enterrado com o morto para ajudá-lo na próxima encarnação.
O apelido “William” apareceu pela primeira vez em 1931 numa revista de humor inglesa. O artigo contava a história de uma família que consultava uma gravura com a imagem do hippo como um oráculo. O Met publicou a história no boletim do museu no mesmo ano e o apelido pegou pra sempre :)
Última curiosidade: três de suas patas foram reconstituídas, mas provavelmente quebradas de propósito — para evitar que pisasse no falecido que ele estava protegendo ;)
2) Sorte nossa: Luiza Mussnich acaba de lançar livro novo, Todo o Resto É Muito Cedo. Como sou fã e amiga, pedi um poema de presente para compartilhar aqui com vocês, mas a graça mesmo é devorar o livro todo. Não vejo a hora!
origem da representação
um homem prestes a partir
para a guerra para
diante da parede branca
a mulher repara
na sombra que se forma às suas costas
contorno exato
o ombro contraído
a mandíbula rígida
as veias escalando o pescoço
os lábios receosos de palavrasela se põe a contorná-lo
caso a batalha seja incontornável
Continue a ler com uma experiência gratuita de 7 dias
Subscreva a Gisela’s Hottest Takes para continuar a ler este post e obtenha 7 dias de acesso gratuito ao arquivo completo de posts.