Os fones de ouvido em forma de concha “Listening to the Sea”, de Marek Cina. Em vez de música, você escuta o som do oceano
1) Queria começar com uma frase da Pema Chödrön que escutei essa semana:
Você é o céu. Todo o resto – é apenas o clima
No original, em inglês: You are the sky. Everything else – it’s just the weather
Lembrei de um professor meu que disse:
Nossa mente é como um disco e os pensamentos são como música. Às vezes, é preciso levantar a agulha da vitrola e (tentar) deixar o disco “em silêncio”.
Capas de disco desenhadas por Josef Albers em 1959
2) Adorei a reflexão dessa matéria no NYTimes sobre clareza pós-férias:
É bom estar em casa, claro, mas casa também é um absurdo. A casa, com aquele armário de casacos, bugigangas cheias de poeira e tantos condimentos, é coisa demais. Passar uma semana vivendo com uma mala e, de repente, a ideia de ter mais de um moletom parece loucura. Fico pensando no meu amigo sábio que disse que tudo o que você compra torna tudo o que você possui menos valioso.
Não é a coisa em si — ter coisas suficientes é um privilégio —, mas as complicações que acompanham as coisas. Você passa um tempo em um novo ambiente, em horários diferentes, talvez comendo coisas diferentes, experimentando outras formas de vida. Em casa, você questiona: por que comemos sempre a mesma coisa no jantar? Por que não temos pela cidade onde moramos a mesma curiosidade que tínhamos pela cidade onde passamos alguns dias? Por que estamos nos agarrando aos fios e cabos de todos os dispositivos eletrônicos que já cruzaram nosso caminho?
Já sentiram isso?
Zoe Leonard, 1961, 2002 - ongoing, Blue suitcases, Dimensions variable. Courtesy of the artist and Galerie Gisela Capitain, Cologne, Germany. Photo by Bill Jacobson
3) Quem lembra do seriado Goop Lab, de 2020, da Gwyneth Paltrow, que deu o que falar? A Elise Loehnen, editora-chefe do site Goop na época, aparece em vários episódios. Soube esses dias que depois de 7 anos trabalhando no site de lifestyle e bem-estar, ela decidiu sair e escrever um livro. O tema? A pressão que as mulheres sofrem — o medo de não serem boas o suficiente e de terem que reprimir emoções, desejos, vontades e suas vozes.
Em “On Our Best Behavior”, a autora se baseia em história, ciência, sociologia, filosofia, psicologia, religião e em sua própria experiência. Quando saiu do Goop, estava sofrendo com ataques de ansiedade. Hoje, ela busca equilíbrio ao invés de perfeição:
Meus interesses estão começando a fugir dessa ideia de auto-otimização. Acho que o que acontece no mundo do bem-estar é um desejo por controle e certezas.
PS: Nosso cientista querido Marcelo Gleiser também lançou um livro! Fiquei curiosa.
4) Estou lendo uma versão didática do Bhagavad Gita. O texto de mais de 2500 anos faz parte do épico Mahabharata, livro sagrado do hinduismo, considerado o poema mais longo já escrito, com mais de 1.8 milhões de palavras. O Mahabharata conta a história (meio realidade-meio ficção) de uma grande guerra entre primos — mais de 3 milhões de guerreiros lutaram e mais de 1.5 milhões morreram na batalha.
O capítulo do Bhagavad Gita foca no diálogo entre Arjuna e Krishna, que se dá minutos antes da “Guerra de Kurukshetra” começar. Arjuna entra em crise diante do fato de que terá de matar primos, amigos e familiares, e Krishna tenta convencê-lo de sua missão de enfrentá-los. Abaixo, um gostinho — que traduzi livremente:
O truque, disse Krishna, “é cumprir seu dever com sinceridade e foco obstinado, sem se preocupar com os resultados do trabalho”. Arjuna franziu a testa. O que Krishna estava dizendo parecia muito simples na teoria, mas o quão fácil era na prática? “O truque é não pensar se o seu trabalho será um sucesso ou um fracasso, se vai agradar alguém ou não, mesmo se vai te deixar feliz ou não, porque pensar em resultados quando você deveria estar com a mão na massa só vai distrair você do próprio trabalho”.
5) Alô, turma do Wordle! Mais um joguinho para deixar a gente viciado :) Connections é a novidade do NYTimes. Bem mais difícil do que parece, o quebra-cabeça apresenta 16 palavras que devem ser reunidas em 4 grupos de 4 por terem algo em comum. Você tem 4 chances para acertar. Cheio de pegadinhas. Boa sorte!
Meu jogo de anteontem como exemplo:
6) Tem uma exposição maravilhosa em cartaz no Brooklyn Museum — Africa Fashion vai muito além da moda. A mostra retrata a onda de expressão criativa que tomou conta do continente, quando grande parte da África conquistou a independência em meados do século 20. Desde peças de vestuário a música, passando por design e artes visuais. Uma beleza e uma aula! Vai até 22 de outubro.
Malick Sidibé (Malian, 1935 or 1936-2016)
7) Sou fã do Gregório Duvivier. A sensibilidade, o humor e a inteligência dele sempre me pegam de jeito. Disclaimer: a gente é pseudo-primo — minha tia namora o pai dele :) Se você ama o Rio, gosta de arquitetura, ou simplesmente adora carnaval e uma cerveja no botequim, escute a conversa dele no podcast Betoneira com André Scarpa e Marcelo Consiglio Barbosa. Bom demais!
8) Adorei essa frase do autor William Gibson — não podemos nunca nos esquecer dos nossos privilégios:
O futuro já está aqui, mas distribuído de forma desigual.
9) Arriscaria dizer que um dos meus álbuns favoritos da vida toda é The Miseducation of Ms. Lauryn Hill. Desses que escuto inteiro há anos, sem nunca enjoar ou sentir vontade de passar pra frente alguma faixa específica. Hill faz raríssimos shows e quase não gravou mais nada depois desse clássico. Mas… para celebrar os 25 anos do disco, ela vai se apresentar aqui no Brooklyn, no Barclays Center, com seus ex-bandmates do Fugees, no dia 19 de outubro. Já garanti meu ingresso. Quem mais vem?
10) Na onda do Bhagavad Gita, compartilho aqui uma playlist que uso para praticar yoga. Ommm…
menina esses dizer de krishna me fez lembrar MERMINHO o que um agricultor fala nesse documentário sobre o papel negativo das eólicas no agreste de pernambuco, eu fiquei besta com como é parecido (o doc se chama vento agreste! https://www.youtube.com/watch?v=80Nz4KI9hcs&t=12s) <3
Maravilha sempre!!!
Aguardo ansiosa suas news! Novidades deliciosas 😀